OBSERVAÇÃO: ESTE POST CONTÉM SPOILERS!
Kaz Brekker é um personagem da autora Leigh Bardugo, a mesma mulher que criou o Darkling, da triologia Grisha. Ele é único e muito bem construído. Possui uma história interessante, triste e digna de pena; porém, ele dá a volta por cima e é de forma sombria. Ele é mal, ladrão e assassino. Um jovem ganancioso que é um ótimo estrategista, calculista.
‘’— Seu deus é a ganância, Kaz.
Ele quase riu.
—Não, Inej. A ganância se curva a mim. É minha serva e minha alavanca.’’
Brekker tem uma reputação tão sombria que é conhecido por Mãos Sujas. Usa luvas, fazendo com que pessoas especulem sobre como são suas mãos de verdade.
Ao mesmo tempo que é mal, é dono de ótimas frases ao longo do livro. Ele é mal, mas engraçado. Engraçadoramente macabro, melhor dizendo. Sua ironia é excelente, e ele sabe a usar para garantir o humor em situações nada tranquilas. O mesmo que fazer piadas em um enterro, por exemplo. Além disso e de ter um talento enorme para fechar acordos, Kaz é ótimo em fazer planos. O cara sabe muito.
‘’—Eu sou um homem de negócios — ele disse a ela — Nem mais, nem menos.
—Você é um ladrão, Kaz.
—Não foi isso que eu acabei de falar?’’
Um ponto positivíssimo do livro é a sutileza de Bardugo ao falar sobre a beleza de Kaz. Ela não precisa ficar repetindo e o enchendo de adjetivos para deixar claro que ele é atraente. Nada de um deus grego, mas atraente.
CINCO MOTIVOS PARA GOSTAR DE KAZ BREKKER:
- Ele é muito irônico e sarcástico. Como eu já pontuei, tais características o tornam macabramente engraçado.
- Mesmo sendo quem é, tendo sua compaixão esfarelada com o que aconteceu, ainda há humanidade nele na forma do amor por uma outra pessoinha.
- Ele morde, não late.
- Muitas das frases engraçadas do livro são de Kaz.
- Ele é vulnerável ao se deparar com situações similares as quais encarou no passado. Ou seja, Brekker não é de ferro.
Ele tem sentimentos, e é MUITO LEGAL ISSO! Ele não demonstra diretamente, e sim torna a situação em algo ordinário,sendo que não é. Sendo que por dentro ele está uma confusão, mas não admite! Apenas despreza e despreza. Ah, Kaz! Tadinha de Inej.
E aí? O que achou do garoto? Só posso dar provas, mas não os convencer sobre o quão legal Kaz é. Para isso, você deve ler a história dele. Que tal?