Escrita por Rosane Svartman e Paulo Halm, a nova novela das sete da Rede Globo, Bom Sucesso, começou no dia 29 de agosto e já se mostra como uma trama que aborda diversos assuntos importantes e que precisam ser discutidos com os telespectadores. Um deles é a literatura.
Na história, os personagens principais Paloma (Grazi Massafera) e Alberto (Antônio Fagundes) compartilham questões em comum: ambos tiveram exames médicos trocados. Enquanto Paloma chegou a acreditar que teria apenas 6 meses de vida por causa de uma leucemia aguda, Alberto pensou que estava bastante saudável. Só que a situação é a inversa, afinal, o exame dos dois foi trocado, deixando a mulher arrasada e o senhor mais aliviado. Observação: com o desenrolar dos capítulos, os dois acabam descobrindo a verdade.
Além de terem sido enganados pela troca de exames, Paloma e Alberto possuem outra questão em comum, que é o fato de os dois amarem ler. Paloma sempre teve vontade de cursar Letras, porém, o destino a deixou mãe muito cedo, e fazer Ensino Superior foi um plano descartado – ela teve três filhos, e todos eles tiveram nomes de personagens de livros: Alice, Gabriela e Peter. Por outro lado, Alberto conseguiu dar mais tempo a esse lado do sonho voltado para o mundo literário, construindo a Editora Prado Monteiro.
Já deu para perceber que a história de Bom Sucesso é rica em abordar o tema da literatura, não é? Os núcleos principais tocam no assunto o tempo todo, e de maneira leve e divertida ao mesmo tempo em que chamam a atenção para a importância dos livros. Além de Paloma e Alberto, que exaltam a literatura em várias cenas, ao citarem trechos de livros como Alice No País das Maravilhas, O Mágico de Oz, As Mil e Uma Noites e Gabriela Cravo e Canela, também há um outro personagem apaixonado por esse universo, que é o Marcos, interpretado pelo ator Romulo Estrela. Marcos, amante dos livros, tem como a obra favorita o famoso Peter Pan – que também já foi bastante citada em 2 semanas de novela.
Bom Sucesso, além de exaltar o mundo literário ao citar frases de obras conhecidas e falar de como os livros fazem bem para as pessoas, também leva o assunto para um lado mais sério, abordando a realidade atual do mercado livreiro. A Prado Monteiro passa por um momento complicado por não conseguir vendar muito. As dívidas vão crescendo… Seria isso parecido com o que está acontecendo com muitas editoras hoje no Brasil? A resposta é fácil, tanto que não é raro ver notícias informando o tanto de lojas de livros que fecharam devido a prejuízos.
É importante dar visibilidade a esse problema, e a novela, que atualmente tem protagonistas um tanto fortes e cheios de ensinamentos a dar e lições a aprender, mostra com entretenimento a realidade que afeta os brasileiros os quais trabalham com o ramo livreiro.
Bom Sucesso também tem pontos altos em relação a abordar os livros. Eles comentam dos clássicos e de como a literatura contemporânea é, ao ser valorizada por livros de suspense, biografias de famosos, obras de youtubers e livretos de poesia. Autores também são citados. Em um capítulo que foi ao ar recentemente, Alberto falou de Cecília Meireles.
Um ponto que chama bastante a atenção é o diálogo dos personagens. Algumas conversas possuem frases icônicas dos clássicos, como por exemplo, quando Paloma e Marcos se encontram pela primeira vez. Os dois falam de Alice no País das Maravilhas e apaixonam qualquer um que assiste à cena.
Para quem gosta de literatura, Bom Sucesso é uma ótima maneira de entretenimento. Ao longo da exibição, várias referências literárias são feitas, e elas, sem dúvida alguma, falam a mesma língua dos leitores natos.
*A logo da novela utilizada na foto acima pertence ao grupo Rede Globo.
Que máximo, como não assisto novelas eu não sabia. Já vou assistir para conferir. Fiquei feliz em saber. Adorei a dica.
CurtirCurtir